Imprimir PDF Republicar

Educação

Professores leitores falhos

O trabalho O perfil dos professores leitores das séries iniciais e a prática de leitura em sala de aula, de Tristana Nascimento Barros, da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, e Erissandra Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, investigou os hábitos e o comportamento dos professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental perante a leitura e a prática de leitura em sala de aula. O estudo foi observacional, transversal, com a participação de 30 professores de 1ª a 4ª séries, do ensino fundamental, de escolas públicas. Através de um questionário com 15 questões do tipo aberta e fechada, foram colhidas informações sobre os hábitos e atitudes dos professores ante o aprendizado da leitura. Dos 30 professores estudados houve diferença estatisticamente significativa entre os comportamentos, sendo que o comportamento pouco favorável foi o mais prevalente entre os professores. A grande maioria dos professores não desenvolveu uma relação afetiva com a leitura na infância e não tem o hábito de leitura, tão necessário para formar pequenos leitores em bons leitores.

Revista Cefac – v. 10 – nº 3 – São Paulo – 2008

link para a matéria completa

Republicar