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Exportação de biotecnologia

Exportação de biotecnologia

Aché

Produto biotecnológico: mais visibilidadeAché

A biotecnologia brasileira, que reúne cerca de 300 empresas, atingiu um patamar de diversidade de produtos e tecnologias. Mas o setor ainda não conquistou uma participação compatível no mercado externo e é pouco conhecido no próprio país. Uma situação que deve mudar com as ações planejadas pelo projeto BrBiotec Brasil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que pretende ser um novo canal de promoção dos  produtos biotecnológicos brasileiros no exterior. Da iniciativa fazem parte o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), sediado na capital paulista, a Fundação Biominas, de Belo Horizonte, e a Fundação Bio-Rio, do Rio de Janeiro. “Queremos capacitar as empresas para que se organizem e se mostrem no mercado externo com a marca BrBiotec”, diz Eduardo Giacomazzi, coordenador do projeto. “No mercado interno pretendemos que elas se conheçam melhor e atuem de forma mais integrada. Existem empresas que buscam no exterior produtos que existem aqui.” Ele pretende também fazer um mapeamento das empresas de biotecnologia no país. Cerca de 80% são muito novas e grande parte está sediada em incubadoras. A marca foi lançada na Bio 2010 realizada em Chicago, nos Estados Unidos, no início de maio, com a participação de 18 empresas como Aché, Ouro Fino, Invent e Hemobrás.

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