Imprimir Republicar

Boas práticas

Expulsos do clube

Vinte periódicos perderam seu fator de impacto em 2025 por suspeita de inflar o número de citações

Duas dezenas de revistas científicas – três a mais do que no ano passado – foram excluídas da edição 2025 do Journal Citation Reports (JCR), plataforma da empresa Clarivate Analytics que determina o fator de impacto (FI) de 22.249 periódicos de 111 países e é usada como uma referência de prestígio das publicações. O FI é uma métrica que computa o número de citações recebidas pelo conjunto de artigos de uma revista em determinado período e dá uma medida de sua influência na comunidade científica.

Dezesseis revistas foram excluídas por abuso em autocitações. Seus papers citaram de forma exagerada outros trabalhos publicados por ela mesma, o que é considerado um truque para inflar o FI. Algumas estão vinculadas a empresas de prestígio, caso da Mechanics of Advanced Materials and Structures, da editora Taylor & Francis, e do Russian Chemical Bulletin, da editora Springer. Outras pertencem a companhias pouco conhecidas, como Annals of Phytomedicine, da Ukaaz Publications, da Índia, e Advances and Applications in Discrete Mathematics, da Pushpa Publishing House, também indiana.

Quatro revistas foram punidas por conluios de citação, nos quais dois ou mais títulos citam de forma exagerada os artigos uns dos outros, em uma ação que parece combinada para beneficiar a todos ou a algum deles. Um dos casos envolveu os periódicos Chemical Methodologies, editado pela Sami Publishing Company do Irã, e Applied Organometallic Chemistry (AOC), da editora norte-americana Wiley. Dezessete por cento de todas as citações de AOC foram para artigos de Chemical Methodologies. Sami Sajjadifar, presidente da editora iraniana, afirmou ao site Retraction Watch que as citações se justificavam e a supressão da revista foi equivocada. Um porta-voz da editora Wiley declarou que a empresa discorda da decisão e que uma investigação interna não encontrou problemas de integridade na revista.

Pela primeira vez, a Clarivate excluiu citações de artigos que sofreram retratação, ou seja, que tiveram a publicação cancelada por erros ou má conduta, ao calcular o FI de 2025. O objetivo foi evitar que papers invalidados contribuíssem de alguma forma para o desempenho das revistas. A mudança afetou 1% dos periódicos.

Republicar