FAPESP Week

Fapesp Week nos EUA

Brito Cruz, da FAPESP, no simpósio na Carolina do Norte

heitor shimizuBrito Cruz, da FAPESP, no simpósio na Carolina do Norteheitor shimizu

A sexta edição do simpósio internacional FAPESP Week, nos dias 11 e 12 de novembro, na Carolina do Norte, buscou ampliar a colaboração entre pesquisadores do estado de São Paulo e norte-americanos. Organizado pela FAPESP, pela University of North Carolina at Chapel Hill, pela UNC Charlotte,
NC State e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars, o evento reuniu pesquisadores de áreas como ciências da saúde, biodiversidade e bioenergia para discutir resultados de pesquisas e oportunidades de novas parcerias. “Vamos reunir as informações coletadas aqui, dividi-las com as lideranças da UNC Charlotte e trabalhar na criação de propostas conjuntas”, disse Daniel Janies, professor do Departamento de Bioinformática e Genômica da UNC Charlotte, que foi um dos articuladores da primeira edição do simpósio realizada em Washington em 2011, quando era professor da Ohio State University. O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, ressaltou os acordos celebrados pela Fundação com agências de fomento, institutos,  empresas e universidades norte- -americanas, como a North Carolina State University. “O número de artigos publicados em coautoria entre pesquisadores do estado de São Paulo e da Carolina do Norte vem crescendo desde o ano 2000, sendo a maioria na área de saúde. Estamos buscando aumentar ainda mais esse número por meio de novos acordos firmados”, segundo informou a Agência FAPESP.