Tecnociência

Folhas identificadas por computador

Para saber a que espécie pertence uma planta que acaba de ver na mata, o botânico coleta uma folha e a coloca sobre a tela de um computador, que dá a resposta de imediato. Esse dia pode ainda estar longe, mas Odemir Martinez Bruno, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, fez o que considera o primeiro passo: um programa de identificação de folhas, o TreeVis. Em um teste feito com 283 amostras de folhas de 59 espécies de árvores da Mata Atlântica e do Cerrado, o programa apresentou um índice de 80% de acerto. O TreeVis classifica as folhas de acordo com suas formas (área, simetria, bordas e nervuras), textura e distribuição dos pigmentos, entre outras variáveis.

Desse trabalho já surgiu outro programa, que prevê como as hortaliças envelhecem após ser colhidas. Em conjunto com a Embrapa Instrumentação Agropecuária, de São Carlos, Bruno faz os primeiros testes desse filhote do TreeVis com uma espécie que se estraga rapidamente depois que é retirada da horta, a couve (Brassica oleraceae). “O maior desafio ainda é reconhecer todas as espécies de um sistema florestal como a Mata Atlântica tão logo as folhas sejam coletadas”, diz o pesquisador. “Em cinco ou dez anos podemos chegar lá.”