Paleontologia

Fóssil amplia o passado das pimentas

Karolina Grabowska / PexelsA história evolutiva da malagueta recuou pelo menos 35 milhões de anosKarolina Grabowska / Pexels

A América do Sul deixou de ser vista como o berço das pimentas malaguetas, do gênero Capsicum, com mais de 30 espécies. Botânicos da Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos, identificaram fósseis de malagueta que empurram para pelo menos 50 milhões de anos a origem das plantas ardentes, da família Solanaceae, a mesma dos pimentões, dos tomates e da beladona (antes se acreditava que teriam surgido nas florestas ao sul das Américas, há 15 milhões de anos, e se dispersado para outros continentes). No Museu de História Natural da universidade, dois pesquisadores encontraram ao acaso uma característica típica das solanáceas embutida em um fóssil: pequenos espinhos no final de um caule frutífero. Outros dois fósseis do Museu de Natureza e Ciência de Denver reforçaram a hipótese de que as malaguetas seriam muito mais antigas e já estariam na América do Norte. Os fósseis de pimenta eram da era geológica do Eoceno (34 milhões a 56 milhões de anos atrás), idade próxima da de outro de uma beladona encontrado na Colômbia, indicando que essa família de plantas já estava distribuída por todas as Américas 50 milhões de anos atrás. A família das beladonas abarca cerca de 3 mil espécies e 100 gêneros, incluindo pimentas (New Phytologist, 23 de março; NSF, 22 de maio).