Boas práticas

Fraudes em centenas de artigos

Um editorial recente da revista Anesthesiology chamou a atenção para o perfil de um pesquisador que cometeu fraudes em centenas de artigos científicos. Uma investigação feita pela Sociedade Japonesa de Anestesiologia demonstrou que o anestesiologista Hironobu Ueshima fabricou dados e cometeu outras práticas fraudulentas, como falsa atribuição de autoria, em 142 publicações científicas. Um inquérito feito pela Universidade Showa, em Tóquio, onde Ueshima trabalhava, chegou às mesmas conclusões. Até agora, apenas seis artigos sofreram retratação.

“Se todos os 142 artigos forem retratados, Ueshima se tornaria o terceiro anestesiologista com as retratações contadas em três dígitos”, destaca o editorial, assinado por Evan Kharasch, pesquisador da Universidade Duke, nos Estados Unidos e editor-chefe da revista. Ele se referia aos anestesiologistas Yoshitaka Fujii, da Universidade Toho, no Japão, que já teve 183 artigos retratados, e Joachim Boldt,  da Universidade de Giessen, na Alemanha, com 105 papers cancelados. “Essa é uma distinção vergonhosa tanto para esses indivíduos quanto para nossa especialidade. A medicina perioperatória tem uma presença dominante na má conduta científica”, lamentou Kharasch.

Hironobu Ueshima foi demitido da Universidade Showa no ano passado e três coautores de seus artigos também foram punidos: Hiroshi Otake perdeu o cargo de chefe do Departamento de Anestesiologia, enquanto Eiko Hara e Sakatoshi Yoshiyama tiveram seus doutorados revogados. As investigações sobre o grupo foram deflagradas por uma denúncia do anestesiologista australiano John Loadsman, que encontrou evidências de má conduta em um dos artigos e as encaminhou à Universidade Showa.