Tecnociência

Guaraná: clones para uma produção maior

As plantações de guaraná ganharam novos estímulos da ciência. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu e coloca à disposição dos agricultores, neste mês, dez novos clones (estacas para plantio extraídas de matrizes pré-selecionadas). Produto típico da Amazônia, o guaraná tem grande importância econômica para a região como matéria-prima de refrigerantes e em forma de medicamento usado como energético ou para males do aparelho digestivo.

Com os novos clones, a cultura ganha em produtividade. Cada planta poderá atingir a produção de 1,5 quilo contra os 200 gramas atuais. Outra vantagem dos clones é de serem imunes à praga antracnose, causada pelo fungo Colletrotrichum guaranicola, que pode resultar na perda total da produção. Os clones também apresentam precocidade para o plantio, em média dois anos contra quatro das plantas tradicionais. “O processo de melhoramento do guaranazeiro começou em 1973 com o início da escolha de matrizes em campos da Embrapa e de produtores”, informa André Atroch, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental.