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Dados

Informações sobre ciência

  • A procura por informações confiáveis sobre ciência tem crescido nos últimos anos. As medidas de acesso aos veículos de jornalismo científico da FAPESP – Agência FAPESP e revista Pesquisa FAPESP – são indicadores dessa tendência
  • Em 2016, foram mais de 3,8 milhões de sessões e 5,9 milhões de visualizações aos dois canais. Sessão é o acesso a um desses canais e visualizações o número de páginas visitadas durante a sessão. No gráfico abaixo, vê-se que o patamar dessas medidas mudou a partir de 2020: o número de sessões chegou a 10,5 milhões e o de visualizações a quase 15 milhões, crescimento de 41% (sessões) e 47% (visualizações), em relação ao ano anterior. Em 2021, esses números foram um pouco menores (10 milhões e 12,3 milhões, respectivamente)
  • Aparentemente, a mudança refletiu o interesse por informações qualificadas e confiáveis motivado pela pandemia de Covid-19. O texto mais lido na Agência FAPESP, em 2020, foi: “Proteína no sangue de pacientes com Covid-19 pode indicar evolução e gravidade da doença” (148.072 visualizações); em Pesquisa FAPESP, foi “Semelhanças entre a gripe espanhola e a Covid-19” (189.891). Em 2021, “Vírus da Covid-19 pode permanecer ativo por mais de 14 dias em alguns pacientes com sintomas leves” (135.823) foi a reportagem mais lida na agência; na revista, foi “Uma falha no campo magnético da Terra passeia sobre o Brasil” (31.591 visualizações), o que sugere certa diversificação do interesse do público. Mesmo assim, o campeão de acessos de Pesquisa FAPESP em 2021 foi o infográfico “Um guia do novo coronavírus” (34.155 visualizações)
  • Outra indicação do interesse por informações sobre ciência são as menções à FAPESP na mídia. Alguns dos principais meios de comunicação do país – como Estadão, UOL, Folha, TV Globo – citam reportagens dos canais da FAPESP ou as usam como pauta. Entre 2016 e 2021 esse número passou de 9,9 mil para 51,2 mil (gráfico abaixo). Na mídia nacional, variou de 9,7 mil menções, em 2016, para 41,7 mil, em 2021.Na mídia internacional, o crescimento foi mais acentuado: de 257 para 9,7 mil menções, no mesmo período

Notas  (1)  Os veículos de jornalismo científico da FAPESP compreendem a Agência FAPESP e a revista Pesquisa FAPESP (2) Os tipos de acesso são: sessões, a simples contagem do acesso a um desses canais, e visualizações, o número de páginas visitadas durante a sessão

Fontes  Google Analytics e Fapesp

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