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Educação

Letramento digital

O artigo “Letramento digital e formação de professores”, de Maria Teresa Freitas, da Universidade Federal de Juiz de Fora, aborda o letramento digital no interior da discussão sobre a formação de professores, reportando-se às experiências construídas em um grupo de pesquisa orientado pela perspectiva psicológica histórico-cultural. A pesquisadora apresenta algumas definições de letramento digital e reflete sobre os desafios postos à escola pelo confronto com as novas práticas de leitura e escrita propiciadas pelos usos do computador e da internet. Em seguida, a autora analisa como, em sua formação inicial e continuada, os professores são preparados para a inserção dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas e para compreenderem o letramento digital de seus alunos. Ao final, situa-se o professor na era da internet, em seu lugar insubstituível de mediador do conhecimento, que adota uma posição aberta e ao mesmo tempo crítica diante do que essa tecnologia digital oferece.

Educação em Revista – vol. 26 – nº 3 – Belo Horizonte – dez. 2010

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