Imprimir PDF Republicar

Mundo

Mapa dos futuros assaltos

Com esta os gatunos não contavam. É possível que em alguns anos a polícia se mantenha um passo à frente dos assaltantes e os esteja aguardando na hora do furto, em vez de persegui-los depois do crime. Pesquisadores ingleses desenvolveram um programa de computador que permite prever as áreas da cidade em que os maganos estão de olho com uma eficiência ao menos 30% superior à dos tradicionais mapas de crime.

Kate Bowers, Shane Johnson and Ken Pease, todos da University College, em Londres, constataram que a disseminação do crime segue o padrão de espalhamento das doenças contagiosas. Os crimes ocorrem em grupos e dependem da arquitetura das casas e das rotas de fuga. Enquanto os mapas tradicionais são feitos com base no local dos assaltos, o novo método – o mapeamento prospectivo do crime – leva em conta também o tempo passado desde a ocorrência.

Testes revelaram que as casas a 400 metros de uma residência furtada, em especial as do mesmo lado da rua, correm mais risco de serem assaltadas nos dois meses seguintes. “Os mapas prospectivos são dinâmicos”, disse Shane Johnson ao London Press Service. As projeções das áreas visadas são ajustadas constantemente e evoluem para refletir os novos incidentes. No condado de Merseyside, o mapeamento prospectivo previu de 62% a 80% das vezes a região dos assaltos. Já o mapa tradicional anteviu a área dos crimes em 46% dos casos (British Journal of Criminology).

Republicar