Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Máquina reconhece paredes e objetos

Um robô que funciona de forma autônoma, com capacidade para explorar e produzir mapas de ambientes desconhecidos, chamou a atenção de uma empresa que prospecta novas tecnologias para a agência espacial norte-americana, a Nasa. Detalhe: o robô é americano, mas o programa de software responsável pela sua autonomia foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Não importa se o ambiente é grande ou pequeno.

Ele consegue detectar se é interno ou externo e se adaptar”, relata Paulo Engel, coordenador do projeto, que tem ainda a participação de um professor do Instituto de Física e de dois alunos de doutorado. “Primeiro tínhamos pensado em utilizar o robô autônomo apenas em ambientes inóspitos, como em situações de resgate em incêndios ou em lugares contaminados.

Mas ele tem várias outras aplicações, porque consegue saber onde tem parede, objetos”, diz Engel. Um artigo publicado em uma revista internacional sobre sistemas robóticos resultou em um contato da empresa norte-americana em busca de novidades que pudessem interessar à Nasa. O acordo só não foi fechado porque depende de acertos burocráticos.

Republicar