FOTOLAB

Memória natalina

O Natal passou, mas é inevitável a comparação com as bolas coloridas que enfeitam
a tradicional árvore natalina. Embora menos poéticas, as imagens acima podem
ser igualmente belas e são, definitivamente, mais práticas. O que se vê são placas de fungos endofíticos – que se desenvolvem no interior dos tecidos de plantas sem causar danos ao hospedeiro – isolados de folhas e raízes de manguezais, estudados pelo seu potencial biotecnológico contra microrganismos que causam várias doenças. O trabalho começou a ser realizado durante o doutorado de Fernanda Luiza de Souza Sebastianes em 2007. Atualmente a pesquisa envolvendo o potencial biotecnológico desses fungos vem sendo desenvolvida no laboratório do professor Paulo Teixeira Lacava, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a participação de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna, e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Fotos enviadas por Paulo Teixeira Lacava, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da USFCar, e Fernanda Luiza de Souza Sebastianes, da Esalq-USP

Se você tiver uma imagem do IQ-Unicamp relacionada à sua pesquisa, envie para imagempesquisa@fapesp.br, com resolução de 300 dpi (15 cm de largura) ou com no mínimo 5 MB. Seu trabalho poderá ser selecionado pela revista.