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Estratégias

Modelo de filantropia

A Fundação Sales, entidade filantrópica que apoia a pesquisa contra o câncer na Argentina, comemora o sucesso de um modelo de arrecadação de recursos baseado em pequenas doações obtidas de cidadãos comuns. No mês passado, a fundação, que tem 35 anos, atingiu a inédita marca de 50 mil doadores, segundo reportagem do jornal La Nación. A ideia de arrecadar somas modestas cobradas no cartão de crédito foi concebida há 17 anos do cientista argentino César Milstein, vencedor do Nobel de Medicina de 1984, que durante muito tempo foi um dos principais divulgadores da iniciativa. A maioria dos doadores oferece quantias que não ultrapassam 10 pesos. Mesmo assim, a fundação já arrecadou US$ 7 milhões desde 1991, investidos em bolsas de estudo, compra de equipamentos de pesquisa, despesas com patentes e custeio de viagens a congressos científicos.  Entre as pesquisas financiadas pela fundação, destacam-se o desenvolvimento de uma vacina contra o melanoma, que já foi testada em seres humanos e agora será avaliada numa população maior, e uma investigação sobre câncer de mama em mulheres depois da menopausa.

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