Imprimir PDF Republicar

Brasil

Modelo elétrico para áreas rurais

Fábio Luís de Oliveira Rosa, engenheiro gaúcho que desenvolveu um novo modelo para levar eletricidade via energia solar a moradores de áreas rurais sem acesso às redes convencionais de distribuição, foi o vencedor deste ano do World Technology Award (WTA), prêmio mundial de tecnologia na categoria empreendedor social. O prêmio é concedido pelo World Technology Network (WTN), organização com cerca de 800 membros de 50 países, entre eles a Microsoft e a Philips.

“O modelo de atendimento compreende não só a aplicação da tecnologia mais adequada, mas também um modelo de negócio e de gestão”, diz Rosa, fundador e diretor executivo do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto-Sustentabilidade (Ideaas), de Porto Alegre.

Inicialmente foi feito um estudo para entender melhor o perfil das pessoas atendidas e suas necessidades. O levantamento apontou que 70% das famílias gastavam cerca de US$ 10 com energias não-renováveis, como querosene, vela de parafina e pilhas, apenas para ouvir rádio e obter iluminação precária. Com o mesmo valor, 40 famílias já atendidas pelo novo modelo têm acesso à luz elétrica, rádio, televisão, telefonia e bombeamento de água. A compra dos sistemas fotovoltaicos é financiada por um fundo internacional de investidores sociais.

Republicar