Guia Covid-19
Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Mudanças no Conselho Superior

O poeta e lingüista Carlos Vogt deixou a presidência da FAPESP no dia 14 de agosto e aceitou o convite para assumir a Secretaria Estadual de Ensino Superior, substituindo José Aristodemo Pinotti. Em outra mudança anunciada, a FAPESP deixou de se vincular à Secretaria de Desenvolvimento para integrar-se à estrutura da Secretaria de Ensino Superior. À frente da FAPESP desde 2002, Vogt deixou legados como a recomposição do equilíbrio financeiro da Fundação, afetado pela crise cambial do início da década. As três universidades estaduais paulistas estão vinculadas à Secretaria de Ensino Superior, que, sob a batuta de Vogt, também preparará o lançamento de uma universidade aberta e virtual, um projeto de ensino a distância em consórcio com universidades e a TV Cultura. Professor de semântica lingüística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), instituição da qual foi reitor entre 1990 e 1994, Vogt é presidente do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica e coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.

O vice-presidente do Conselho Superior, reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marcos Macari, assumiu interinamente a presidência da Fundação. O substituto será eleito na próxima reunião do Conselho, que ganhou em agosto três novos integrantes: Eduardo Moacyr Krieger, José de Souza Martins e Luiz Gonzaga Belluzzo, todos da cota de livre escolha do governador. Eles entram nas vagas de Hermann Wever, Carlos Vogt e Giovanni Guido Cerri, cujos mandatos terminaram.

Eduardo Moacyr Krieger é diretor da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, é professor emérito pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Foi presidente da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da Federação das Sociedades de Biologia Experimental.

José de Souza Martins é professor titular aposentado da USP, onde se graduou em ciências sociais e fez mestrado e doutorado em sociologia. Foi professor visitante da Universidade da Flórida, além de fellow do Trinity Hall e professor da Cátedra Simón Bolívar, na Universidade de Cambridge.

Luiz Gonzaga Belluzzo, que já atuara como conselheiro da FAPESP entre 1992 e 1995, é professor titular de economia da Unicamp. Foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. É fundador das Faculdades de Campinas (Facamp).

No dia 3 de dezembro haverá a substituição de mais um membro, com o final do mandato de Marcos Macari, cuja vaga será preenchida pelo governador José Serra a partir de uma lista tríplice escolhida pelos institutos de pesquisa e de ensino superior paulistas. Poderão participar da escolha instituições que se credenciaram entre 20 de agosto e 4 de setembro. A eleição será realizada entre 19 e 23 de novembro, por via eletrônica.

Republicar