ciência da computação

Nasce uma revista

A área de ciência da computação ganhou mais uma revista científica internacional, o Journal of Internet Services and Applications. Lançada em abril, a nova revista é uma parceria da editora Springer com a Sociedade Brasileira da Computação, o Comitê Gestor da Internet do Brasil e o Laboratório Nacional de Redes de Computadores. O periódico trará artigos relacionados à ciência e à tecnologia da internet. O editor chefe é Fábio Kon, professor do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Kon destaca que o veículo – além de ser um canal de excelência em divulgação científica – tem como meta tornar-se um fórum ativo da disseminação de ideias inovadoras para o desenvolvimento da internet como um rico canal da expressão humana. Na primeira edição, os artigos incluem temas relacionados tanto à prática quanto à teoria da área, assinados por alguns dos pesquisadores mais citados no campo da ciência da computação. Vinton Cerf, considerado um dos fundadores da internet, escreve o prefácio, intitulado “Meio século faz diferença” (A half-century makes a difference). Os textos da revista podem ser acessados gratuitamente on-line durante um ano no endereço <springer.com/jisa>.