A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco lançou no mês passado a primeira edição do Notícias FACEPE, com o objetivo de divulgar as ações da Fundação, que visam o fomento à capacitação científico-tecnológica do Estado. Em seu primeiro número, a nova publicação traz um balanço das realizações da FACEPE em 1997, informações aos pesquisadores sobre áreas de atuação e sistemática de funcionamento de alguns de seus programas, e exposição de alguns de seus projetos em execução, com destaque para o Projeto Cana Limpa, que visa a produção de mudas de cana-de-açúcar desenvolvidas por cultura de tecido e isentas de pragas e doenças.
Um laboratório já está em funcionamento na Estação Experimental de Itapirema, mantida pela Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária. O projeto enquadra-se no Programa de Indução em Áreas Estratégicas da FACEPE, que visa estimular projetos de pesquisa voltados para responder a problemas prementes da sociedade. Também a Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina iniciou a publicação do seu Informe Funcitec, com periodicidade bimestral.
Em sua primeira edição, o informativo destaca o primeiro aniversário da Fundação, criada em janeiro do ano passado, e algumas áreas enfatizadas pela Funcitec em sua atuação, como o apoio ao estabelecimento de novas incubadoras de empresas de software no estado e o gerenciamento do programa Pró-Ciências, da CAPES, que está aperfeiçoando 650 professores de Matemática, Química, Biologia e Física da rede estadual de ensino de segundo grau. O Notícias FAPESP deseja sucesso total ao Notícias FACEPE e ao Informe Funcitec.
Republicar