Comissão Europeia

Novo modelo de aconselhamento

European Union 2014 - European ParliamentO português Carlos Moedas: mudanças no aconselhamento científico na Comissão EuropeiaEuropean Union 2014 - European Parliament

Parece ter chegado ao fim o mal-estar gerado entre a Comissão Europeia e a comunidade científica do continente, após seis meses de incertezas sobre quem substituiria a bióloga escocesa Anne Glover no cargo de conselheiro científico-chefe da instituição. O presidente da comissão, Jean-Claude Juncker, escalou o português Carlos Moedas, comissário da União Europeia para assuntos científicos e de inovação, para coordenar a implantação de um novo modelo de aconselhamento científico para a Comissão Europeia, baseado na formação de um comitê independente composto por sete cientistas de alto nível acadêmico. O padrão até então adotado era muito parecido com o dos países de língua inglesa, como Estados Unidos e Reino Unido, em que o conselheiro científico, centrado na figura de uma única pessoa, trabalha integrado ao comando da instituição ou do governo. Países europeus, no entanto, preferem a formação de conselhos consultivos. Segundo reportagem publicada pelo jornal Financial Times, Moedas espera que o novo sistema entre em vigor até o segundo semestre.