Imprimir Republicar

Ensino superior

Novos reitor e vice-reitora da USP tomam posse

Aluísio Segurado e Liedi Bernucci foram os mais votados em consulta à comunidade

Aluísio Segurado, no campus da USP em São Paulo

Léo Ramos Chaves/Revista Pesquisa FAPESP

O médico Aluísio Augusto Cotrim Segurado, de 68 anos, e a engenheira Liedi Légi Bariani Bernucci, de 67, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (23) como os novos reitor e vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP), em uma cerimônia realizada no Auditório Ulysses Guimarães do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Eles encabeçavam uma lista tríplice definida pela Assembleia Universitária da USP, formada pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e outros colegiados, e encaminhada ao governador Tarcísio de Freitas, que os nomeou no dia 4 de dezembro de 2025 para um mandato de quatro anos. Segurado e Bernucci formaram a chapa USP pelas Pessoas, a mais votada na consulta à comunidade universitária realizada em 18 de novembro. Eles sucedem o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, que comandavam a USP desde 2022.

No discurso de posse, Segurado disse que sua gestão será orientada por um programa criado coletivamente. “Propomo-nos, a professora Liedi e eu, enfrentarmos com determinação os novos desafios que se apresentam. Identificamos como prioridades garantir e consolidar a autonomia universitária, fortalecer a convivência democrática e incorporar de forma crítica e responsável as tecnologias digitais disruptivas de inteligência artificial às atividades acadêmicas e de gestão”, afirmou.

Segurado é professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP. Suas linhas de pesquisa se vincularam à epidemia de HIV no Brasil e infecções sexualmente transmissíveis. Na administração da USP, foi vice-reitor executivo de Relações Internacionais (2013-2014), coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (2018-2022) e pró-reitor de Graduação (2022-2025). Também foi o diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo durante a pandemia da Covid-19.

Bernucci é professora titular do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica (Poli-USP). Seus principais interesses de pesquisa abrangem as áreas de pavimentação, solos tropicais, infraestrutura de transportes e inovação tecnológica. Foi a primeira mulher a dirigir a Poli-USP (2018-2021). Também foi diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo (2022-2024).

Republicar