O artigo Dimensões da cibercultura no Brasil, do pesquisador Fabián Echegaray, da Market Analysis Brasil, empresa especializada no levantamento de dados em diversas áreas, reflete sobre os efeitos do uso da Internet sobre os aspectos comportamentais do usuário brasileiro, universo que representa mais de 40% dos usuários da América Latina. A justificativa para o estudo é a rápida expansão da Internet no Brasil, um dos maiores fenômenos econômicos dos últimos tempos. Entre dezembro de 1999 e dezembro de 2000, segundo a pesquisa, o número de não informados sobre a Internet despencou de quase um terço da população urbana adulta do país para apenas 6%. Essa evolução significa que a web se tornou familiar para pessoas de todas as classes, idades e regiões do Brasil. A mídia é apontada pelo pesquisador como uma das responsáveis pela transformação. A freqüência das notícias sobre a rede mundial de computadores é a mesma, hoje, que as veiculadas sobre qualquer empreendimento econômico ou fenômeno social.
Opinião Pública, vol. 9, nº 2, Campinas, out. 2003
www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762003000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Republicar