Imprimir Republicar

GALERIA DE IMAGENS

O avanço da ciência pelas capas de Pesquisa FAPESP

Pesquisa FAPESP completa 25 anos de existência em outubro deste ano. Desde a sua criação, a revista divulgou alguns dos principais acontecimentos científicos e tecnológicos do Brasil e do mundo. Na sua terceira edição, estampou na capa um importante feito de pesquisadores brasileiros, o sequenciamento genético da bactéria Xylella fastidiosa, causadora de uma devastadora praga na citricultura nacional, o amarelinho.

Nos anos seguintes, diversos assuntos caros à ciência foram retratados pela revista, entre eles as mudanças climáticas – tema de diversas capas, a primeira delas há 16 anos, em setembro de 2008 ­–, o avanço da inteligência artificial, a pandemia de Covid-19 – que mereceu ampla cobertura nos anos 2020 e 2021 –, o povoamento das Américas, o desenvolvimento de biocombustíveis, entre eles o etanol de segunda geração.

Uma curiosidade: a primeira edição de Pesquisa FAPESP recebeu o número 47, pois decidiu-se seguir a numeração da publicação que lhe deu origem, o boletim Notícias FAPESP, que circulava mensalmente desde agosto de 1995.

As capas de Pesquisa FAPESP resumem, em certa medida, os avanços da ciência brasileira no século XXI.