Astrosat

Observatório indiano

Astrosat em preparação para o lançamento: buracos negros

isroAstrosat em preparação para o lançamento: buracos negrosisro

O primeiro observatório da Índia dedicado a estudos astrofísicos, o Astrosat, foi lançado com sucesso no dia 28 de setembro da base espacial de Sriharikota, no golfo de Bengala. O satélite, que pesa pouco mais de 1,5 tonelada, está equipado com dois telescópios capazes de analisar diferentes formas de radiação eletromagnética: luz visível, raios ultra-vio-le-ta e raios X de alta e baixa energia. O objetivo é esquadrinhar regiões do Universo onde ocorre o nascimento de estrelas, com destaque para o estudo de buracos negros e estrelas de nêutrons, um dos mais densos objetos do Cosmo. De acordo com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (Isro, na sigla em inglês), órgão responsável pela construção e lançamento do Astrosat, as informações coletadas pelo satélite em uma órbita a 650 quilômetros da superfície terrestre serão enviadas ao Centro Indiano de Dados Espaciais, em Bangalore. Os dados depois serão redistribuídos para outros quatro centros de pesquisa no país. “O Astrosat representa um novo capítulo para a astronomia da Índia”, disse à revista Nature Swarna Kanti Ghosh, diretor do Centro Nacional de Astrofísica de Rádio, que colaborou no projeto.