As folhas abaixo pertencem à mesma espécie de maracujá? Até mesmo um especialista em classificação de plantas ficaria em dúvida. Já um programa de computador demonstrou que são de espécies diferentes: as folhas da fila superior pertencem à espécie Passiflora mafilormis, as do meio à P. alata e as três de baixo à P. miersii.
Examinando os detalhes dos contornos e as nervuras das folhas que escapam ao olhar humano, o programa identificou dez espécies diferentes de maracujá, previamente registradas em uma base de dados, com 100% de acerto. Esse olhar implacável é um módulo do projeto TreeVis, programa de identificação de folhas criado por uma equipe do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP).
Outro resultado notável: o programa chegou às mesmas conclusões que a análise do DNA das plantas realizada por Juliano Gomes Pádua, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Para chegar a resultados confiáveis, é preciso colher, escanear e analisar pelo menos dez folhas da mesma planta adulta. “No final, cada espécie fica com uma assinatura diferente”, afirma Odemir Bruno, coordenador do TreeVis. Os especialistas em classificação de plantas normalmente recorrem às flores, que são mais fáceis de diferenciar, mas aparecem somente uma ou duas vezes ao ano.
Republicar