Mundo

Onde há fumaça, há perigo

A pressão dos ecologistas para que os Estados Unidos se submetam ao Protocolo de Kyoto ganhou mais lastro com a divulgação de duas pesquisas sobre alterações ambientais em território norte-americano atribuídas ao aquecimento do clima e à emissão de poluentes. Um dos estudos, que envolveu 300 cientistas de oito países, mostra que o Ártico perdeu 8% de sua capa de gelo desde 1973, o equivalente à área da Região Sudeste do Brasil.

Graças ao degelo, o nível dos mares já subiu 7 centímetros. Outro estudo, divulgado pelo Pew Center on Global Climate Change, uma instituição independente de pesquisas, indica que certas espécies de plantas nativas passaram a florescer precocemente e alguns pássaros atrasaram o início dos vôos migratórios, em resposta às temperaturas mais altas. Um dos exemplos citados é o da raposa-vermelha, antes disseminada pelo território do país, que se mudou para latitudes mais altas.

Chegou a hora de os Estados Unidos seguirem a mobilização internacional no combate ao aquecimento global, afirma Benjamin Preston, pesquisador do Pew Center. Ele se refere à recente adesão da Rússia ao Protocolo de Kyoto, cujas metas de redução de emissão de gases o governo norte-americano rejeita. (Nature.com, 9 de novembro)