Tecnociência

Onde o Cerrado começou

MARCELO SIMON - EMBRAPANas veredas: bioma do Brasil Central surgiu aliMARCELO SIMON - EMBRAPA

Marcelo Simon, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Universidade de Oxford, desfez a explicação antiga de que as plantas que hoje formam o Cerrado haviam migrado da Amazônia ou da Mata Atlântica. À frente de um estudo publicado na PNAS, Simon mostrou que o Cerrado formou-se in situ, na própria região que hoje ocupa, por meio da colonização e diversificação de plantas adaptadas a incêndios naturais periódicos, mais do que pela dispersão de linhagens já adaptadas ao fogo em outros ambientes. As análises de genes e de fósseis de grupos de plantas típicas do Cerrado, como Mimosa, Andira e Lupinus, indicaram que a maioria das cerca de 10 mil espécies de plantas do Cerrado (quase metade exclusivas) deve ter começado a se diversificar, gerando outras espécies, há cerca de 4 milhões de anos, coincidindo com o surgimento de gramíneas resistentes a incêndios e à expansão desse tipo de vegetação, classificada como savana, pelo mundo. Nessa época as florestas que hoje cercam o Cerrado já estavam formadas havia dezenas de milhões de anos. Cobrindo 2 milhões de quilômetros quadrados no Brasil, Bolívia e Paraguai, o Cerrado perde em extensão apenas para a Amazônia.