Da mesma forma que um piloto de avião utiliza um simulador para treinar manobras, os operadores de centrais termelétricas, usinas geradoras de energia elétrica, agora também têm um local de treinamento. O primeiro simulador de centrais termelétricas do país já está instalado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais.
“É um laboratório de qualificação de operadores”, explica o professor Marco Antonio Nascimento, do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída da universidade. No centro de treinamento estão instaladas oito estações de trabalho, que reproduzem a sala de controle de uma usina.
O modelo utilizado é o de uma termelétrica de ciclo combinado (opera com duas turbinas a gás e uma a vapor), com potência de 712 megawatts (MW), tendo como combustível gás natural ou diesel. O simulador complementa os cursos teóricos para operadores que, ao longo do tempo, costumam repetir procedimentos básicos, mas quando ocorre uma emergência nem sempre estão preparados para tomar a decisão mais correta.
Republicar