Daniel BuenoO estado do Paraná lançou, em parceria com a Fundação Araucária, instituição de fomento à pesquisa estadual, uma chamada para seleção de 13 pesquisadores com doutorado, que serão contratados por um período de 20 meses para trabalhar no desenvolvimento de projetos em indústrias. Esses projetos foram aprovados no Edital Senai Sesi de Inovação em 2013, em nível nacional, dirigido a empresas que pretendiam desenvolver e implementar inovação em produtos, processos, serviços ou tecnologias sociais. Os pesquisadores selecionados atuarão nas áreas de biotecnologia, celulose e papel, ciências biológicas, ciências exatas, design, engenharia elétrica, eletrônica ou de software, estilismo em moda, física, madeira e mobiliário, química, sensores eletroquímicos, tintas e revestimentos.
“A paranaense foi a primeira fundação de amparo à pesquisa a apoiar projetos do Senai com indústrias”, diz Sonia Regina Hierro Parolin, gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação do Senai no Paraná. Os contemplados com bolsas de R$ 4.100 mensais começarão a trabalhar em 15 de julho. No processo de seleção foram avaliados o perfil acadêmico e profissional dos candidatos, suas produções técnico-científicas e experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa ou inovação em parceria com indústrias. Os prazos para avaliação dos currículos terminaram no dia 23 de junho, mas uma nova chamada foi lançada porque, dos 24 candidatos inscritos, muitos deles davam aulas em universidades em regime de dedicação exclusiva. As informações podem ser acessadas no site www.senaipr.org.br.
“Os candidatos devem estar comprometidos com, no máximo, 40 horas em sala de aula por mês”, ressalta Sonia Regina. Diferentemente das outras edições, o cronograma do edital 2014 terá fluxo contínuo no período que vai de 31 de março de 2014 a 23 de março de 2015, contemplando quatro avaliações. Esse novo formato pretende estimular a contratação de novos pesquisadores por empresas no Paraná. “A Fundação Araucária já se comprometeu a manter a iniciativa de dar bolsas para os novos projetos que forem aprovados.”
Republicar