Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Os ganhadores do Nobel 2002

A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou a lista dos ganhadores do Prêmio Nobel deste ano. O prêmio, no valor de US$ 1 milhão, será entregue no dia 10 de dezembro.

Medicina
Três pesquisadores dividiram o Prêmio Nobel de Medicina: dois britânicos – Sydney Brenner, presidente do Instituto de Ciência Molecular, nos Estados Unidos; e John Sulston, do Instituto Sanger do Wellcomo Trust, no Reino Unido – e um norte-americano – H. Robert Horvitz, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Eles descobriram num minúsculo verme hermafrodita, o Caenorhabditis elegans, o mecanismo de morte programada de células, conhecido como apoptose, e alguns dos genes responsáveis por esse processo considerado crucial no desenvolvimento embrionário.

Física
O cientista japonês Masatoshi Koshiba, da Universidade de Tóquio, e os norte-americanos Raymond Davis Jr., da Universidade da Pensilvânia, e Riccardo Giacconi, da Associated Universities, de Washington, ganharam o Nobel de Física, por suas contribuições à astronomia dos neutrinos e a astronomia de raios x. Davis detectou os neutrinos solares e Koshiba contou os neutrinos emitidos por uma supernova. Giacconi construiu o primeiro telescópio de raios x.

Química
O Nobel de Química foi dividido entre três cientistas. John Fenn, da Universidade Virginian Commonwealth, de Richmond, e Koichi Tanaka, da Shimadzu Corp., em Kyoto, foram premiados por terem inventado e desenvolvido a espectrometria de massas. Fenn criou o método conhecido como ionização por electrospray e Tanaka, a desabsorção por laser suave. Kurt Wüthrich, da Escola Politécnica Federal de Zurique, aperfeiçoou a ressonância magnética nuclear.

Economia
Dois economistas norte-americanos – Daniel Kahneman, do Departamento de Psicologia da Universidade de Princeton, e Vernon L. Smith, da George Mason University – ganharam o Nobel de Economia. Os dois desenvolvem pesquisas para explicar a racionalidade ou irracionalidade dos mercados.

Literatura
O húngaro, Imre Kertesz, sobreviventedos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, autor de 12 livros inspirados na experiência entre os nazistas, entre 1944 e 1945, ganhou o Nobel de Literatura.

Paz
O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter levou o Nobel da Paz.

Ig Nobel
A Universidade Harvard anunciou os ganhadores do Prêmio Ig Nobel, um anti-Nobel para pesquisas que não devem ser reproduzidas. O Ig Nobel de Biologia foi para pesquisadores do Reino Unido, que analisaram o comportamento sexual de avestruzes em relação a humanos em fazendas de criação. O trabalho foi publicado na revista British Poultry Science, em 1998. Outro inglês, Chris MacManus, do University College, ganhou o Ig Nobel de Medicina pelo artigo Assimetria Escrotal no Homem e na Escultura Antiga, publicado na revista Nature, em 1976.

Republicar