Para quem busca compreender os impactos da crise climática no Brasil e no mundo, a revista Pesquisa FAPESP oferece uma playlist no YouTube com 29 vídeos sobre o tema. A série contempla vídeos desenvolvidos no decorrer dos últimos 10 anos e explora desde a emissão de gases de efeito estufa no país até os impactos do calor extremo no corpo humano, passando por explicações sobre as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024 e as secas recorrentes na Amazônia.
A curadoria abrange vídeos curtos e educativos, como os da série Pesquisa FAPESP Explica. Nesse formato, é possível acessar produções de até 3 minutos que contam, por exemplo, o que é a COP30 e o aquecimento global.
A playlist também abarca produções mais longas que abordam temas como o El Niño. Na animação, Gilvan Sampaio de Oliveira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esclarece por que o aquecimento das águas do oceano Pacífico pode causar eventos extremos cada vez mais frequentes. A série também apresenta um trabalho que mostra a ameaça crescente do avanço do mar sobre o litoral brasileiro.
Em outro vídeo, o físico Paulo Artaxo, da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre o papel da Amazônia na regulação do clima no Brasil e no mundo. Já a oceanógrafa Regina Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca por que o Atlântico Sul está em alerta e os perigos do aquecimento dos mares para a vida marinha e as populações que dela dependem para subsistir. Outro vídeo detalha o que levou 2024 a ser o ano mais quente da história com a temperatura média global ultrapassando a marca de 1,5 grau Celsius (°C) acima da era pré-industrial.
Também aborda um relatório de 2021 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que evidenciou como o aquecimento global tornou mais frequente e intensificou a ocorrência de fortes ondas de calor, episódios de chuva concentrada e secas severas, que tendem a se exacerbar nas próximas décadas. Para quem quer entender melhor o que são esses eventos severos, a série oferece uma animação didática sobre chuvas extremas. Além de análises recentes, a playlist reúne vídeos mais antigos, como São Paulo, a cidade que enterrou os rios, visto mais de 200 mil vezes desde a sua publicação, em 2014.
Com linguagem acessível, os vídeos combinam entrevistas com cientistas, depoimentos de jornalistas de Pesquisa FAPESP, dados atualizados, imagens de arquivo e animações, procurando explicar com clareza os desafios ambientais mais urgentes da atualidade. O conteúdo é voltado para estudantes, professores, jornalistas e todos que queiram entender como a ciência brasileira está investigando a crise do clima.
Republicar