Zoologia

Presente de núpcias

LUIZ ERNESTO COSTA SCHMIDT/UFRGS Macho de Paratrechalea: pronto para a corteLUIZ ERNESTO COSTA SCHMIDT/UFRGS

Uma presa – geralmente um inseto – envolvida em fios de seda é um ótimo presente para compor a corte nupcial de aranhas do gênero Paratrechalea. Um macho carrega a presa até encontrar uma fêmea e oferecer o presente. Encantada, ela aceita a ambos. Começa então a cópula. É ela que geralmente decide quando começar e quando terminar, quase sempre segurando o presente nupcial. Luiz Ernesto Costa-Schmidt e Aldo Mellender de Araújo, do Núcleo de Aracnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e James Edwin Carico, do Lynchburg College, Estados Unidos, observaram durante um total de 180 horas os encontros sexuais de machos e fêmeas de Paratrechalea azul e Paratrechalea ornata. Eles descreveram em detalhes em um estudo recém-publicado na Naturwissenschaften o que acontece pouco antes e depois do presente. Esses observadores de aranhas acreditam que esse seja o primeiro registro de presentes nupciais oferecidos por espécies neotropicais.