Imprimir PDF Republicar

Brasil

Respirador controlado via rede

Um respirador artificial eletrônico desenvolvido pela Viddatech Eletromédica, empresa abrigada na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), no Paraná, traz como inovação a possibilidade de fazer o monitoramento a distância, via Internet, de um ou mais pacientes, internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) de diferentes hospitais. Com isso, os médicos podem acompanhar o tratamento de seus pacientes de qualquer lugar e fazer os acertos necessários.

Sensores, hardware e software simplificam e aceleram o controle de diversos indicadores do tratamento, como monitoramento da respiração do paciente e fluxo de gases (ar comprimido e oxigênio). Os dados coletados são analisados pelo software e processados por dois microcontroladores, possibilitando melhor desempenho do equipamento.

O Vidda 2.0, nome comercial do aparelho, já recebeu registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O acesso aos principais parâmetros do paciente é feito diretamente em um painel frontal, o que simplifica a tarefa dos operadores. “Além disso, as dimensões compactas do equipamento permitem que ele seja usado em dois tipos diferentes de suporte ou em bancadas de UTIs”, diz o engenheiro eletricista Carlos Eduardo de Araújo, diretor técnico e um dos sócios da empresa.

Republicar