Um artigo publicado em janeiro de 2021 na revista Engineering with Computers, do grupo Springer Nature, foi retratado em novembro de 2022, após denúncias de que ele fora colocado à venda no site iraniano Teziran.org e oferecido para qualquer interessado em assiná-lo como coautor. O paper já havia recebido 28 citações, segundo dados da Web of Science.
Os dois primeiros autores, Haiquan Wang e Hongyan Zhang, são vinculados à Universidade Weifang, na China. Os outros dois, Ramin Dousti e Hamed Safarpour, são ligados, respectivamente, às universidades de Tecnologia de Isfahan e Internacional Imam Khomeini, ambas no Irã. Nenhum deles se manifestou sobre a retratação do paper. Tampouco houve resposta às tentativas de contato do editor, segundo consta na nota de retratação publicada em 26 de novembro no site da revista.
A justificativa para a retratação é que o artigo repetia conteúdo publicado em outro paper e fora apresentado simultaneamente a outro periódico por outros autores. Tim Kersjes, chefe de Integridade de Pesquisa da Springer Nature, afirmou ao site Retraction Watch que o cancelamento também está relacionado à menção do artigo para venda no site Teziran.org. Ele informou que as investigações sobre o caso ainda não foram concluídas e que tomará outras medidas editoriais depois que todas as partes tiverem tido a chance de se defender. Também disse que está monitorando outros artigos cuja autoria possa ter sido comercializada.
Em 2021, o Retraction Watch mostrou exemplos de sites que vendiam autoria de artigos na internet. Um investigador anônimo, que se identifica com o codinome Artemisia Scripta, aprofundou-se nos casos e encontrou no cache do site Teziran.org, um dos denunciados, um registro temporário que havia sido apagado em que vários artigos eram oferecidos para venda – entre eles o da Engineering with Computers. Artemisia enviou sua descoberta para a Springer Nature, o que permitiu abrir a investigação.
Um segundo exemplo de serviço fraudulento apontado em 2021 pelo Retraction Watch é um site com sede na Letônia chamado Science Publisher Company, que vende lugares na lista de autores de artigos em qualquer área do conhecimento. “Nossos artigos são elaborados para uma equipe de seis autores. Ao comprar um artigo inteiro, você pode aumentar o número de colaboradores desse artigo. Os coautores também podem fazer suas sugestões e correções no texto do artigo”, informa o site.
Republicar