Revista USP
Número 46
A edição de junho-julho-agosto da Revista USP traz um dossiê que encerra a trilogia sobre os 500 anos do Descobrimento do Brasil, desta vez com o título “Depois de Cabral: Formação do Brasil”, que reúne belos estudos sobre como se formou o que chamamos hoje de povo brasileiro. Os artigos passam pela Antropologia, Sociologia, História, revelando a fundo como se configuraram as grandes etnias nacionais e o universo multiétnico que compõe o país.
Wired
Outubro
Uma das mais belas revistas internacionais dedicadas às novas tecnologias, a Wired traz como tema central um assunto que vem fascinando os jovens e irritando os donos de gravadoras de todo o mundo: o Napster, o processo de gravação e distribuição pela rede de músicas. Sem direitos, é claro. Além de discutir os rumos tomados pela pirataria on line, a Wired apresenta a última novidade no assunto, o Gnutella, um upgrade do Napster, ainda mais poderoso. Há uma entrevista com David Boies, o homem forte da Microsoft, que apresenta seus planos de defesa contra o Napster.
Cinemais
Número 23
A última edição desta revista bimestral, que discute os rumos do cinema e questões audiovisuais, traz na capa uma entrevista com o cineasta Zelito Viana sobre o maestro Villa-Lobos, tema de seu mais recente filme. Publicada pela Editorial Cinemais em parceria com a Odebrecht e com a Secretaria para o Desenvolvimento do Audiovisual do Ministério da Cultura, a revista tem também artigos sobre o Pagador de Promessas, Estorvo, O Resgate do Soldado Ryan e memória e cinema, entre outros.
Republicar