Imprimir Republicar

Prêmio SAE Brasil

SAE Brasil premia reportagem de Pesquisa FAPESP

Texto ganhador do 1º lugar tratou de projetos de aviões experimentais no Brasil

Reportagem premiada foi a capa da edição de agosto de 2015

Eduardo CesarReportagem premiada foi a capa da edição de agosto de 2015Eduardo Cesar

O jornalista Yuri Vasconcelos ganhou o 1º lugar da 10º edição do Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, na categoria Mídia Impressa, com a reportagem Berçário de aviões, capa da edição 234 de Pesquisa FAPESP, de agosto de 2015. O texto tratou do crescente mercado de aviões experimentais, no qual o Brasil só é superado pelos Estados Unidos.

Aeronaves experimentais são aviões leves, não homologados, de construção menos complexa, normalmente para dois ocupantes. A reportagem, ilustrada com fotos de Léo Ramos, destacou sete novos fabricantes de pequenas aeronaves e três aviões construídos em instituições de pesquisa no Brasil. Grande parte dos engenheiros aeronáuticos hoje responsáveis pelos projetos de novos aviões foi formada por três instituições de ensino: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Um dos aviões citados no texto foi o Anequim, projetado e construído por professores e estudantes do Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG. A aeronave, de 330 quilos, bateu o recorde mundial de velocidade – 521 quilômetros por hora (km/h) – para aparelhos dessa categoria, no mês em que a revista foi publicada, em agosto de 2015. O recorde ocorreu na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, sob a fiscalização da Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), com sede em São Paulo, é uma entidade que reúne engenheiros das áreas automotiva, aeroespacial e naval. Foi fundada no país em 1991 com a missão de disseminar a tecnologia e o progresso da mobilidade. O prêmio existe desde 2006. A associação é um braço da SAE Internacional, criada nos Estados Unidos em 1905.

 

Republicar