Tecnociência

Salada brasileira

A ginasta Daiane dos Santos tem mais herança européia do que africana em seu material genético. O resultado está no especial Raízes afro-brasileiras, da BBC Brasil. O geneticista Sérgio Pena, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi o responsável pela análise do material genético de nove celebridades negras brasileiras. O perfil genético de Daiane, primeiro divulgado, define o protótipo do brasileiro: 39,7% africano, 40,8% europeu e 19,6% ameríndio. O resultado do exame de Neguinho da Beija-Flor foi ainda mais surpreendente para quem acredita que a ascendência genética se reflete na cor da pele: 67,1% de seu genoma tem origem européia e 31,5%, africana. “Europeu, eu?! Um negão desse…”, exclamou. As análises foram feitas pela equipe de Pena no Laboratório Gene, em Belo Horizonte, e consideraram 40 trechos do DNA que têm características diferentes entre as populações que mais contribuíram para a origem do brasileiro: europeus, africanos e ameríndios (ver Pesquisa FAPESP nº 134). O projeto mostra que, apesar de ser facilmente reconstruída no genoma, a ancestralidade étnica não está à flor da pele. Mais detalhe e os resultados genéticos do especial estão no www.bbc.co.uk/portuguese.