Estratégias

Segredos guardados a sete chaves

O conhecimento científico é construído por meio de experimentos, cujos resultados possam ser reproduzidos por vários cientistas, até que se elabore uma teoria. É isso mesmo? Parece que esse princípio não se aplica a um significativo grupo de geneticistas norte-americanos. Um estudo publicado no Journal of the American Association (vol 287, número 4, 23/30 janeiro de 2002) revela que 47% dos geneticistas que solicitaram informações adicionais sobre estudos já publicados receberam pelo menos uma negativa nos últimos três anos.

Curiosamente, apenas 12% dos geneticistas entrevistados admitiram ter negado alguma informação. Entre as justificativas apresentadas, a mais citada – por 80% dos sonegadores – foi a dificuldade para reunir as informações solicitadas pelo colega. Como resultado da falta de colaboração, 28% dos geneticistas foram incapazes de confirmar estudos publicados, 24% tiveram que atrasar a publicação de seus próprios trabalhos e 21% acabaram por abandonar a linha inicial de pesquisa. O estudo foi coordenado por Eric Campbell, do Hospital Geral de Massachusetts e Faculdade de Medicina de Harvard, que fez o trabalho em julho de 2000 com 1.240 geneticistas.