Brasil

Sem medo da física quântica

A física quântica parece complicada. De fato é. Mas ao menos seus conceitos essenciais podem ser compreendidos e, melhor ainda, apreciados, sem torturas ou fórmulas misteriosas, por meio de livros como A face oculta da natureza – O novo mundo da física quântica (Editora Globo). O autor, Anton Zeilinger, um físico da Universidade de Viena que escreve de modo que até os não-físicos entendem, descreve os experimentos realizados há cem anos que consolidaram conceitos como superposição e emaranhamento. As novidades contrariam o conhecimento estabelecido, mas pouco a pouco começaram a explicar o comportamento dos átomos e das partículas subatômicas, além de criar uma área cada vez mais comentada, por causa dos computadores quânticos e da criptografia. Página por página pode-se testemunhar a alegria ou o espanto diante das descobertas e conhecer um pouco melhor personagens ora mais conhecidos, ora menos, como Albert Einstein, Max Planck ou Werner Heisenberg. A revisão técnica do livro é de George Matsas, pesquisador do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).