Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Sensor com tecnologia nacional

Um sensor infravermelho passivo de detecção de movimento, desenvolvido para aplicações em segurança eletrônica doméstica e empresarial, recebeu o Prêmio Peão da Tecnologia 2002, concedido anualmente pela Fundação Parque de Alta Tecnologia (ParqTec), de São Carlos. “O sensor foi totalmente desenvolvido aqui na empresa.

A última etapa foi a fabricação, com tecnologia própria, das múltiplas lentes de Fresnel utilizadas nesse tipo de sensor”, relata Giuseppe Antonio Cirino, um dos participantes do grupo de pesquisa premiado na categoria Pessoa Física, composto por engenheiros e técnicos do Grupo PPA, sediado em Garça (SP), e pelo professor Luiz Gonçalves Neto, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). As múltiplas lentes de Fresnel têm como função focalizar no fotodetector a radiação infravermelha emitida pelo calor do corpo humano.

O processo de desenvolvimento dos moldes das lentes do produto teve como base uma lentemaster projetada e fabricada em polímero. “A partir daí foi feito um molde em níquel, pelo processo de eletrodeposição, que passou a ter a função de matriz”, conta Cirino. Durante a pesquisa, vários polímeros foram testados e desenvolvidos, até chegar ao mais adequado para a fabricação da lente. O trabalho de caracterização dos materiais foi realizado com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP.

O Grupo PPA está fazendo os últimos ajustes no processo de injeção termoplástica do produto, que deverá ser fabricado em escala industrial no início de 2003. A nacionalização desse componente do sensor garante apenas uma pequena economia, mas proporciona uma posição estratégica à empresa para o desenvolvimento de novos sensores.

Republicar