ECOLOGIA

Serragem indica a espécie de árvore cortada

Proibido cortar: Araucaria angustifolia, espécie nativa ameaçada de extinção, encontrada principalmente no Sul do Brasil

Jantroyka / Getty images

Um equipamento simples – um microscópio comum, binocular, acoplado a uma câmera digital –  e um pouco de trabalho para macerar e separar as células são o suficiente para mostrar se uma serragem provém de Araucaria angustifolia, uma espécie nativa, cujo corte é proibido. Desse modo, pode ser diferenciada de Pinus spp. e Eucalyptus spp., ambas exóticas, de cultivo permitido, com as quais costuma ser confundida. Três botânicos – Thais Oliveira e Eduardo Longui, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), e Marina do Amaral, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo (SPTC) – identificaram diferenças entre fragmentos de células da madeira e da casca das árvores obtidas da serragem que podem indicar o gênero e, em alguns casos, a espécie. Em Araucaria e Pinus, as células da madeira, responsáveis pela condução de água e sustentação, são muito longas e finas. Em Eucalyptus, predominam dois tipos de células, as de condução de água, mais curtas, largas e perfuradas nas extremidades, e as de sustentação, que são as fibras. Outra diferença são as chamadas pontoações, interrupções laterais das paredes das células que permitem a passagem de água. Em Araucaria, as pontoações se distribuem em mais de uma série ao longo da célula, alternam-se e têm contorno poligonal. Em Pinus, as pontoações formam em geral uma única série e, quando em mais de uma, são opostas umas às outras e têm contorno circular. As distinções podem ajudar a esclarecer crimes ambientais, quando Araucaria é apresentada como outra espécie (Revista Brasileira de Criminalística, janeiro).

Thais OliveiraImagem de microscopia de células de madeira de Araucaria (à esq.) e de Pinus (à dir.)Thais Oliveira