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Silencioso e econômico

Silencioso e econômico

DLRNo solo, propulsão elétricaDLR

Menos barulho e menor gasto de combustível em aviões que fazem o taxiamento na pista de aeroportos é o resultado de um estudo feito pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e as empresas Airbus e Lufthansa. Os pesquisadores instalaram no trem de pouso dianteiro do avião uma célula a combustível, equipamento produtor de energia elétrica com hidrogênio, para movimentar motores elétricos instalados nas rodas. Com isso os motores principais do avião não precisam funcionar nos momentos em que a aeronave está para decolar ou já pousou. O avião utilizado para testes é um Airbus A320, chamado de Advanced Technology Research Aircraft (Atra), aeronave para experimentos do próprio DLR. Segundo os pesquisadores, a diminuição de emissões atinge até 19% e grande parte do ruído pode ser eliminada nos aeroportos com os motores desligados. Outra vantagem é a diminuição dos períodos de manutenção dos motores de propulsão aérea porque eles podem ficar desativados por até duas horas por dia. As células a combustível já foram testadas em outro experimento da DLR, no mesmo avião, no suprimento de energia para ar-condicionado.

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