Estratégias

Sob nova direção

O médico e pesquisador Marco Antonio Zago é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de apoio a pesquisa e formação de recursos humanos vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Ele irá substituir o também médico e pesquisador Erney Plessmann de Camargo, que esteve à frente do órgão nos últimos quatro anos. Professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Zago é diretor científico da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP. A vice-presidente do CNPq será Wranna Maria Panizzi, ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, também anunciou os nomes dos titulares de outros 15 órgãos e secretarias vinculados ao MCT. O novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência voltada para a inovação tecnológica, é o cientista político Luis Manuel Rebelo Fernandes, que foi diretor científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) de 1999 a 2002 e, desde janeiro de 2004, exercia o cargo de secretário executivo do MCT. Rebelo Fernandes substitui Odilon Marcuzzo do Canto, que deixa a Finep para assumir a Agência Brasil Argentina de Contabilidade e Controle (ABACC).