Transgênicos

Transformação da cor

Tomate roxo transgênico: benefícios à saúde humana serão testados

John Innes CentreTomate roxo transgênico: benefícios à saúde humana serão testadosJohn Innes Centre

O molho de massas, pizzas e o suco de tomate poderão ganhar a cor roxa em vez da tradicional vermelha. Tomates que no interior lembram uma beterraba estão crescendo em Ontário, no Canadá, em um experimento do Centro John Innes (JIC, na sigla em inglês), da Inglaterra. A cor é derivada de níveis elevados de antocianinas, que são compostos encontrados em amoras e mirtilos. Estudos anteriores mostraram que esses compostos têm propriedades antioxidantes, ação anti-inflamatória e em ratos já apresentaram a capacidade de retardar a progressão de cânceres. Além desses possíveis benefícios à saúde que poderão ser comprovados com o estudo do suco do legume, os pesquisadores liderados pela professora Cathie Martin, do JIC, relatam que esses tomates têm o dobro de vida útil, o que poderia torná-los mais atraentes comercialmente. Essa variedade roxa foi formulada a partir de tomates comuns que receberam um gene de uma planta ornamental do gênero Anthirrhinum, encontrada na natureza sobre rochas nos Estados Unidos, Europa e África. No Brasil, a planta é conhecida como boca-de-leão. O experimento é realizado com a empresa canadense New Energy Farm e é realizado naquele país da América do Norte porque existem restrições para a produção de alimentos transgênicos na Europa. Até agora o desenvolvimento de plantas geneticamente modificadas tem ficado restrito a benefícios existentes no plantio, em rechaçar certos insetos ou em ganhar resistência a herbicidas.