Centro-Oeste

Um agitado Centro-Oeste

A região central do Brasil, atualmente calma e plana, já foi palco de uma intensa atividade magmática, incluindo vulcanismo em ambiente de fundo oceânico (um mar ocupou o atual centro-oeste brasileiro há milhões de anos). Ao reconstituir essa história, um grupo de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou uma faixa de 350 quilômetros, nos quais estão hoje os municípios goianos de Goianésia, Barro Alto, Niquelândia e Canabrava, marcada por dois episódios de idades distintas. Do primeiro, ocorrido há 1,25 bilhão de anos, resultaram estruturas indicativas de vulcanismo basáltico semelhante às encontradas em regiões oceânicas. Já o segundo evento, de cerca de 790 milhões de anos, foi marcado pelo alojamento de magma em profundidade na crosta (Precambrian Research, dezembro). “Os resultados desse trabalho ajudam a entender a história geológica do planeta, ao relacionar eventos magmáticos da região central do Brasil com outros de mesma idade em outros continentes”, comenta Cesar Ferreira Filho, professor do Instituto de Geociências da UnB e coordenador desse estudo.