Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Unicamp cresce em Limeira

Um novo campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começa a ser construído ainda neste primeiro semestre num terreno de 500 mil metros quadrados da cidade de Limeira, a 150 quilômetros de São Paulo. A meta é oferecer já em 2007 cerca de 700 vagas em 12 cursos divididos em cinco grandes áreas do conhecimento: Ciências, Engenharias, Saúde, Administração e Gestão, e Arte, Cultura e Patrimônio.

Alguns cursos oferecidos são inéditos no Brasil, como engenharia de manufatura, informática biomédica e restauro e conservação. “Os alunos poderão se especializar em profissões pouco exploradas”, diz o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. O novo campus, afirma o reitor, está sendo planejado para privilegiar a pesquisa científica. “A idéia é familiarizar os alunos com o ambiente da pesquisa durante a graduação, promovendo um amadurecimento maior na escolha da carreira”, afirma.

A criação do campus é uma resposta ao programa de expansão de vagas nas três universidades paulistas, que começou em 2001. Desde então a Unicamp ampliou o número de vagas de 2.355  para  3.255. O projeto pedagógico de Limeira será calcado na interdisciplinaridade dos cursos, com várias matérias básicas comuns. A Unicamp já tinha duas unidades em Limeira e também possui campus em Piracicaba e Paulínia.

Republicar