guia do novo coronavirus
Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Vacina contra Aids decepciona

Malogrou em testes clínicos a tentativa de aplicar uma combinação de duas vacinas experimentais contra a Aids, chamadas de DNA.HIVA e MVA. HIVA. Essa combinação, acreditavam pesquisadores das universidades de Nairóbi, Quênia, e de Oxford, na Inglaterra, ativaria uma resposta do sistema imunológico contra o vírus.

Mas testes preliminares feitos com 205 voluntários no Quênia, em Uganda e no Reino Unido mostraram que essa estratégia foi eficaz em apenas um quarto dos casos – resultado bem abaixo do mínimo de 60% exigido para uma vacina ser considerada bem-sucedida (SciDev.Net). Andrew McMichael, diretor da Unidade de Imunologia Humana do Conselho de Pesquisa Médica Britânico, admitiu que os resultados desapontaram.

O projeto Iniciativa para a Vacina contra a Aids do Quênia, que dois anos atrás havia classificado a vacina como “a melhor esperança que temos para pôr fim ao ciclo de novas infecções pelo HIV”, cancelou a realização de novos testes clínicos, após investimentos estimados em US$ 80 milhões.

Republicar