INOVAÇÃO

Vagalumes do mundo vegetal

Light Bio, Inc.Montagem mostra a petúnia brilhante iluminada e no escuroLight Bio, Inc.

Está entrando no mercado norte-americano uma planta que de dia parece comum e no escuro emite luz verde. Começou a pré-venda da petúnia-vagalume, por US$ 29 no site da empresa Light Bio, que promete o envio nacional a partir de abril. A base científica do trabalho foi feita pelo bioquímico Ilia Yampolsky e pelo biólogo sintético Karen Sarkisyan, sócios da startup russa Planta, em 2020. Eles inseriram em plantas de tabaco quatro genes retirados do cogumelo vietnamita Neonothopanus nambi. Em parceria com eles, o químico norte-americano Keith Wood fundou a Light Bio e conseguiu ajustar a expressão dos genes, feito destacado na capa da edição de março da Nature Methods. “O maior desafio foi obter uma bioluminescência forte e estável sem comprometer a saúde e a beleza natural das petúnias”, disse Wood a Pesquisa FAPESP. “Elas emitem 100 vezes mais luz do que vemos nos fungos”, afirma o químico brasileiro Cassius Stevani, da Universidade de São Paulo (USP), que participou de etapas anteriores do trabalho. O grupo de Wood já inseriu brilho na árvore Populus canadensis (Nature, 9 de fevereiro).