Magnetospheric Multiscale

Viagem à magnetosfera

As quatro sondas antes do lançamento: trabalho em conjunto

Kim Shiflett / NASAAs quatro sondas antes do lançamento: trabalho em conjuntoKim Shiflett / NASA

A missão Magnetospheric Multiscale (MMS), da Nasa, agência espacial norte-americana, foi levada ao espaço no dia 12 de março. Horas após o lançamento, realizado na base Cabo Canaveral, na Flórida, as quatro sondas espaciais idênticas que compõem a missão se separaram do foguete Atlas V e entraram na órbita terrestre, onde trabalharão em conjunto, navegando numa formação semelhante a uma pirâmide e fazendo medições elétricas e magnéticas. A missão vai estudar o que acontece no espaço quando linhas do campo magnético se separam e se reconectam violentamente, liberando energia. Essas reconexões perturbam a magnetosfera, escudo protetor da Terra, permitindo que partículas altamente energéticas que fluem do Sol interfiram e eventualmente derrubem sistemas tecnológicos modernos, como redes de comunicações, navegação GPS e redes de energia, durante tempestades solares.“As sondas vão literalmente voar na magnetosfera da Terra”, explica Jeff  Newmark, diretor da divisão de Física Solar da Nasa, segundo o site Space.com. “Em vez de construir um laboratório, vamos usar esse ambiente ao redor do planeta como um laboratório natural. Estamos indo para onde a reconexão magnética realmente ocorre.”