dengue

Vírus da dengue tipo 4 em SP

eduardo cesarAedes aegypti, o transmissor da dengue: doença que se espalha em São Pauloeduardo cesar

Uma equipe do Instituto Adolfo Lutz isolou e identificou o vírus tipo 4 da dengue (Denv-4) pela primeira vez em duas pessoas em São Paulo: em uma mulher de 31 anos residente em São José do Rio Preto, cidade de 400 mil habitantes no norte do estado, e em um homem de 49 anos de Paulo de Faria, de 8.500 moradores, também ao norte. Os vírus foram isolados em culturas de células, identificados e confirmados por técnicas de biologia molecular. Em uma comunicação breve na edição de janeiro-feveiro da Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Iray Maria Rocco e outros pesquisadores do instituto alertam para a possibilidade de surgirem casos mais severos da doença, uma vez que os outros três sorotipos do vírus já estão circulando na região, tendo causado várias epidemias. A população de São Paulo – e de outros estados – pode estar vulnerável, já que o vírus tipo 4 não é encontrado há cerca de 30 anos. O sorotipo 4 circulou em Roraima em 1981 e reemergiu em agosto de 2010. Depois disseminou-se em outros estados das regiões Norte e Nordeste. Em 2011 foi registrado no Rio de Janeiro e São Paulo.