Imprimir PDF

CTA

Francisco Landi é o diretor-presidente

O professor Francisco Romeu Landi, 63 anos, titular de Engenharia Civil da Escola Politérnica da Universidade de São Paulo, USP, é o novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrntivo (CTA) da FAPESP. Primeiro indicado na lista tríplice votada pelo Conselho Superior da Fundação, no diá 31 de julho, o professor Landi foi nomeado para o cargo pelo governador Mário Covas, no dia 6 de agosto. Presidente do Conselho Superior da FAPESP desde 15 de agosto de 1995 até a sua nomeação para o novo cargo na Fundação, o professor Landi é engenheiro diplomado pela USP. Doutorou-se, pela mesma instituição, em Engenharia Química e fez pós-doutoramento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Lisboa, Portugal e no Building Research Establishment, de Garston, Inglaterra.

Entre vários outros cargos, foi diretor da Politécnica da USP, de 1990 a 1994 — aliás, esse é um dos itens de seu currículo que lhe provoca maior orgulho — e também contribuiu para a estruturação de boa parte dos laboratórios, para a organização da Pós-Graduação e da Extensão dessa escola. No setor privado, ele foi diretor de empresas de engenharia e indústrias, entre outras atividades. O governador Mário Covas, no mesmo decreto do dia 6 de agosto, nomeou, para assumir a vaga do professor Landi no Conselho Superior da FAPESP, o professor Alcir José Monticelli, titular de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. O professor Alcir Monticelli foi o segundo nome indicado na lista tríplice para diretor-presidente da FAPESP.

Mas há outras mudanças em curso: na reunião de 28 de agosto, os conselheiros da FAPESP votaram a lista tríplice para o cargo de presidente do Conselho Superior. Foram indicados o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, pró-reitor de Pesquisa da UNICAMP, titular do Instituto de Física dessa universidade; o professor Ruy Laurenti, titular da Faculdade de Saúde Pública da USP e o professor Wilson Cano, titular do Instituto de Economia da UNICAMP.

Republicar